Seja bem-vindo - Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 - 17:06

A anunciação de Nossa Senhora


Seja feita sobre min a sua vontade!

Um anjo foi enviado por Deus ao Templo de Jerusalém, a um sacerdote que se chamava Zacarias. Este era casado com uma parente da Santa Virgem, Elisabeth. Eles eram muito amados por Deus, mas uma grande tristeza os envolvia: eles eram de uma idade avançada e não podiam mais ter filhos. Um dia, enquanto Zacarias cuidava de seus afazeres no Templo, um anjo veio anunciar que ele teria um filho que seria precursor do Messias. Incrédulo, Zacarias contestou o anjo devido a sua idade e a de sua esposa. O anjo lhe respondeu: “Eu sou Gabriel, que me ponho diante de Deus. Eu fui enviado para te anunciar esta boa nova. Você ficará mudo até o dia em que acontecerão todas estas coisas, porque você não acreditou nas minhas palavras. ”

Seis meses depois, o mesmo anjo Gabriel foi enviado a Nazaré para perto de Maria. Ele lhe disse: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está convosco! ” Maria, segundo o Evangelho, ficou perplexa com tal cumprimento e se perguntava o que aquilo significava. O anjo lhe garantiu: “Não temas. Você encontrou a graça diante de Deus e conceberá um filho que será chamado Jesus, o Salvador. Ele será grande e será chamado de Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de David e ele reinará sobre a casa de Jacó por todo o sempre. ”

Mas um outro pensamento ocupava a cabeça da Virgem Maria. “Como se fará isso, se acaso não conhece homem algum e decidi me manter virgem? ” O anjo lhe revelou então um novo mistério: o Messias que todos esperavam, se figurava como um homem comum. Aquele que deveria ser concebido por Maria, seria literalmente chamado de Filho de Deus, e não somente por metáfora. E por isso ele nasceria dela, virginalmente, por meio de um milagre. Ela deveria somente consentir a ação do Espírito Santo sobre, que lhe tornaria fecunda. “O Espírito Santo descerá sobre vós, e a força do Altíssimo vos cobrirá com sua sombra. ”

Sendo assim, para lhe dar um sinal desse milagre, ele anunciou uma outra concepção: a de Elisabeth e Zacarias. Afinal, nada é impossível para Deus.

E tudo isso dependia da resposta da Virgem Maria: iria recusar e se deixar tomar pelo medo, ou ceder a seu entusiasmo? E respondeu ao anjo “Eis aqui a serva do Senhor, seja feita sobre mim a sua Palavra”.

E o verbo se fez carne e habitou entre nós.


Referência:
Padre Emile Neubert - (1878-1967)
Também autor do livro:
 Meu ideal, Jesus o Filho de Maria

Voltar

Links Relacionados