Seja bem-vindo - Sábado, 21 de Outubro de 2017 - 19:18

A oração de Jesus


Descubra a poderosa oração de Jesus!

“Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tende piedade de mim, pecador. ” Como se vê, a oração a Jesus é extremamente simples, breve, cheia de poder e está ao alcance de todos. Ela consiste em repetir, sem cessar, incontáveis vezes, onde quer que você esteja.

“Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tende piedade de mim, pecador”. Esta oração foi praticada pelos antigos cristãos, mártires e os santos a caminho do suplício, salvando-se graças a ela.

A oração de Jesus apoia-se nas exortações apostólicas: “Orai sem cessar...” (ITes 5,17) “Com orações orai em todo tempo, no Espírito” (Ef 6,18) ou ainda na parábola de Jesus, mostrando: “a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer”, (Lc 18,1) e também sobre esta palavra de ordem: “Ficai acordados, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer”… (Lc 21,36).

Chama-se a “oração de Jesus” porque sua força vem da virtude do Nome Divino: o Nome de Yahweh no Velho Testamento, o Nome de Jesus no Novo Testamento, particularmente no livro dos Atos dos Apóstolos:

O nome do Senhor nos salva: Todos o que invocar o nome do Senhor será salvo (At. 2,21). O nome de Jesus salva, cura, expulsa os espíritos impuros e purifica os corações, do qual se dobra todo joelho no céu, na terra e no inferno.

A Palavra de Deus relata que era suficiente tocar com confiança o vestido de Jesus, para que uma força saísse dele, curando todas as enfermidades, apagando o pecado. Nós não temos a oportunidade de tocar seu manto, mas temos muito mais: Podemos receber seu corpo e seu sangue; podemos também pronunciar o Seu Nome num movimento de fé, confiança e amor. “A oração de Jesus convém particularmente ao homem de hoje”, disse Jacques Serr (La prière du Coeur) porque ele não tem tempo de rezar.

Orar sem cessar: “Lembrai-vos de Deus, para que Ele se lembre incessantemente de vós, lembrando-se de vós, ele vos salvará e vós recebereis todos os seus bens. Não o esqueçais em vãs distrações, se não quiserdes que Ele vos esqueça na hora de vossas tentações”. (Isaac de Nínine- Pequena Filocalia)

“O Nome de Jesus apascenta as almas atribuladas, afasta os demônios, cura as enfermidades; sua imagem infunde uma espécie de doença maravilhosa; ele garante a pureza das condutas; ele inspira a humanidade, a generosidade, a mansidão”. (Contra Celse I.c.7)

São Barsanúfio e seu amigo João recomendam, insistentemente, a oração de Jesus. “Invoca-me no dia da tribulação”… Não há, pois, outro meio de vencer qualquer paixão, a não ser invocar o Nome de Deus. Só temos um recurso: refugiarmo-nos na oração, no Nome de Jesus.

O Chopky: Os monges do Oriente bizantino recitam, desde a Idade Média, a oração de Jesus sob a forma de um rosário o “chopky” que ajuda a contar cada oração. A recitação de certo número de “chopky” com a inclinação ou prostração pode substitui tudo ou uma parte do ofício divino. Veja ao lado a foto de um chopky.

O “chopky” também está presente no Santuário Maria Desatadora dos Nós, através dos servos, ministros e Miles Mariae, onde muitos oram sem cessar a “Oração de Jesus”. Todo engajado do Santuário recebe seu chopky em sua Cerimônia de Crescimento, este presente é entregue pessoalmente através das mãos do fundador do Santuário Denis Bourgerie. Desta forma todos podem perseverar na fé, orando sem cessar: “Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tende piedade de mim, pecador. ”

São Serafim de Sarov (1759-1833), o mais célebre dos santos russos modernos, escreveu estas esplêndidas palavras: “Para receber e sentir, no coração, a luz de Cristo, devemos nos afastar o mais possível de todas as coisas visíveis”. Quando a alma, pela fé interior no Crucificado é purificada pela penitência e as boas obras, deve-se fechar os olhos do corpo e chamar incessantemente o Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim”.

Pratique a oração de Jesus: “A invocação do Nome de Jesus está na mão dos adoradores mais humildes e, portanto, ela nos introduz nos mistérios mais profundos. Ela se adapta a todas as circunstâncias de tempo e de lugar: os trabalhos do campo, do escritório, do lar…”.

Não deixe de praticar a Oração de Jesus e você vai descobrir que tem muito mais tempo para rezar do que você imaginava. Ao subir uma escada, dirigindo o seu carro, quando você anda na rua, durante um trabalho manual, quando você toma fôlego, durante uma conversa, quando você se recolhe durante um trabalho intelectual, e, à noite, antes de dormir…  Então, nunca deixe de repetir está linda oração em seu coração.

“Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tende piedade de mim, pecador. ”


Referência:
- Livro “Em Seu Nome”, Jean-Marie Onfroy. Este livro é uma excelente dica de leitura a todos os Católicos que queiram encontrar subsídios no nome de Jesus e crescer espiritualmente.
- Texto: Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós.


Voltar

Links Relacionados