fbpx

Como NS Desatadora dos Nós chegou ao Brasil

Denis Bourgerie encontrou Nossa Senhora Desatadora dos Nós pela primeira vez, há 15 anos, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Vendo o quadro exposto em uma igreja, sentiu-se profundamente tocado em seu coração. Ele, que sempre amou a Virgem Maria, ficou fascinado com o significado da mensagem que Ela passa a quem A contempla.

 

O encontro do fundador com Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Impactante! Eu não parecia estar neste mundo. A cena que vivi naquele momento me paralisou. Eu estava em pé diante Dela, imóvel, fitando a mais bela e formosa de todas as mulheres. Não tinha nada a dizer, porque estava fascinado por Ela, pela fita que Ela tinha nas mãos e a mensagem ali revelada.

O que significava aquela fita? Pedi explicações a uma pessoa ao meu lado, que me responderam: “A fita é a sua vida, que tem nós, e a Virgem Mãe está mostrando que pode desatá-los!

“Naquele momento, vi minha vida nas mãos Dela e senti que um dia seria chamado a mostrar ao Senhor a fita da minha vida. Não somente um trecho, mas ela inteira, por completo, de ponta a ponta, sem esconder nada. Sim, mostrar a fita da minha vida desde o primeiro sopro até o último. Mostrarei a Deus o que fiz da vida que Ele me emprestou, desfazendo o rolo em que está gravado tudo que fiz, disse, pensei e deixei de fazer…

A fita da minha vida, sem sombra de dúvida, será examinada meticulosamente à luz divina. Misericórdia, Senhor! E então a misericórdia se faz quando Ele permite que a Virgem Maria, minha Mãe, tome em Suas mãos a fita da minha vida e, com a dedicação de uma Mãe apaixonada ao extremo, passe serena e poderosamente a desatar os nós que nela existem, tornando-a verdadeiramente digna.

Meu olhar passou da contemplação de Sua face ao emaranhado de nós que carrego. Confesso que sempre amei Nossa Senhora, à qual fui consagrado com um mês de vida, na Igreja Notre-Dame de Paris, na França, levado por minha mãe, Jeanne. Já tinha visto muitas imagens e estátuas da Virgem Mãe de Deus, em diversos países, porque sempre entrei com prazer em igrejas, sobretudo nas mariais, mas nunca havia contemplado algo semelhante.

Que esplendor ver a santíssima Virgem Mãe de Deus trabalhando com humildade e afinco indescritíveis por todos aqueles que se dirigem a Ela e Lhe entregam os nós de sua vida. E assim vi meus nós se desenrolarem sob Seus olhos, aplicados a desatar tanto os meus como os daqueles que, a Seus pés, suplicam por ajuda. Naquele momento, minha vida passou diante de mim como um filme…

Como piloto que fui, eu me perguntava, ali diante Dela, como minhas licenças para pilotar avião e helicóptero e minhas milhares de horas de voo poderiam ter me ajudado a entrar naquele céu que eu riscava. Tive uma vida plena de aventuras pelo mundo, amava os riscos, e ali percebi que nunca me arriscara verdadeiramente por Ela. Das dunas do Saara ao tapete verde da selva amazônica ou ao branco da neve do Canadá, nada me detinha quando se tratava da paixão pela aviação. Agora eu estava ali, diante de Maria, sentindo que Ela desatava os nós que eu carregava desse meu passado. Creio ter sido naquele momento que Ela verdadeiramente atou meu coração ao Dela.

Precisava fazê-La ser conhecida no Brasil, afinal quem não tem algum nó a desatar, um problema que não conseguimos solucionar e que nos ata e nos impede de cantar as maravilhas de Deus? Então, impulsionado, sem dúvida alguma, pelo pelo Espírito Santo e a Virgem Maria, Denis foi à luta.

Após grande batalha burocrática, foi presenteado pelo sacerdote responsável por essa devoção na Argentina, com uma réplica do quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós (este quadro se encontra na capela Maria Porta do Céu, ao lado do santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós.)

Por que foi colocado ali?

Quando encontrei Nossa Senhora Desatadora dos Nós, eu já havia abandonado a aviação, exercia outra profissão, morava no Brasil e havia construído uma capela dedicada a Maria Porta do Céu, pois havia sido ungido pelo bálsamo derramado de Seu ícone no Canadá.

 

Denis Bourgerie

Fundador do Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós.