fbpx

Distribuição de Sopa aos Moradores de Rua

Toda segunda, terça e quarta-feira, um grupo de voluntários se reúne na cozinha do Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós para limpar, picar e cozinhar legumes, verduras e carnes. A partir disso, são produzidos cerca de 500 litros de sopa, que se transformam em 380 porções e servem mais de 250 moradores de ruas. Além das frutas, sucos e sobremesas, somam-se mais de mil pães por dia, nas segundas, terças e quartas-feiras. O preparo do alimento reúne aproximadamente 40 quilos de carne, 30 quilos de macarrão e 100 quilos de legumes. “O que ganhamos é aproveitado de forma criativa”, enfatiza Maria do Carmo, a coordenadora do projeto. São cerca de 150 voluntários que garantem a periodicidade das refeições servidas aos que vivem nas ruas ou passam pela cidade sem rumo ou direção. “A sopa é um trabalho voluntário completo. O bem é feito para a gente mesmo. Você dorme com a alma em paz”, afirma um dos voluntários. Para Maria do Carmo, não é apenas o morador de rua que se beneficia. “Esse tipo de ação faz muito bem para o coração dos voluntários, somos muito felizes”, comenta.

Mas o objetivo principal é de tirar os desabrigados das ruas. Por isso, a sopa é apenas parte de um projeto mais abrangente que envolve atividades de artesanato, doação de roupas, corte de cabelos e até banhos. No local onde tudo isto é feito, existe também um mural de desaparecidos, que possibilita o reencontro de familiares.

Interessados em participar das ações do Santuário, doando alimentos ou roupas, podem entrar em contato com a coordenadora Maria do Carmo pelo telefone (19) 3242 8810, ou comparecer pessoalmente no Santuário Nossa Senhora Desatadora dos nós (Rua Estácio de Sá, 466 – Jardim Santa Genebra, Campinas/SP).